OCR - Reconhecimento Ótico de Caracteres. Que bicho é esse?


OCR - Reconhecimento Ótico de Caracteres. Que bicho é esse?
Ibratan Ilimitada
Análise de Crédito
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Da língua inglesa, significa Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres. “Caractere”, significa letra ou número. É termo utilizado pelo pessoal de tecnologia.

Apesar de ser interessante aprendermos o significado das palavras, legal mesmo é o que a tecnologia de OCR faz: ela reconhece esses caracteres, sejam eles escritos, impressos ou gravados, através de um aparelho scanner ou uma fotografia e transporta isso tudo para o lugar adequado.

Ou seja: se você tivesse na sua frente um cadastro para preencher, que pede todos os dados da sua Carteira de Motorista, comprovante de residência e mais alguns documentos, utilizando um OCR, ao invés de ser obrigado a digitar cada informaçãozinha daquelas, umas 3 ou 4 fotos dos documentos resolveriam o problema. A tecnologia sabe reconhecer o que é o seu nome, seu RG, seu CPF, etc. e preencheria tudo automaticamente no formulário. Não é ótimo? Sem contar que, às vezes, temos de ficar soletrando aquele sobrenome dificílimo.

Pensando que em média, uma pessoa preenche 11 a 13 formulários desses por ano, para cada um se perde 5 minutos, essa tecnologia economiza uma hora da sua vida por ano. Esse número, é claro, se aplica para pessoas cuja profissão não envolva o preenchimento de formulários, onde a média sobe para mais de 1.000 ao ano. Vezes cinco minutos? São mais de duas semanas de trabalho por ano, que se passam preenchendo, preenchendo e preenchendo.

Além dessa economia de tempo – imagine ter 3 dias a mais de férias com a família? A tecnologia traz muita segurança, pois impede qualquer possibilidade de erro no preenchimento desses cadastros. Assim, a tecnologia garante que as correspondências vão para a pessoa certa, no endereço certo, contendo as informações exatas.

A Ibratan está aplicando essa tecnologia aos seus sistemas em um futuro muito breve e, além de tudo o que a gente já faz, vamos poupar um bom tempo para os nossos clientes e, claro, os clientes dos nossos clientes, com segurança que o mercado ainda não oferece.

Agora, quando você se deparar com um cadastro, pode perguntar ao atendente: “Escuta, você não tem OCR pra fazer isso, não?”.

Sucesso!