Concessão de crédito para empresas, saiba como funciona


Concessão de crédito para empresas, saiba como funciona
Ibratan Ilimitada
Automação de Processos
Comentários

A concessão de crédito é fundamental para a expansão e recuperação da economia brasileira, e o crédito corporativo segue  fomentando obras de infraestrutura e desenvolvimento da indústria no país.

O contexto sob o qual as mudanças na forma de analisar a concessão de crédito para empresas se deram, foi em meio à crise mundial de 2008. Porém, a crise, originada no mercado subprime norte-americano, fez com que as instituições reformulassem seus critérios e ferramentas de análise de concessão de crédito. A partir daí, o crédito corporativo somente é concedido após passar por três principais etapas:

  • captação;
  • avaliação de crédito (risco) e;
  • aprovação de comitê interno.

 

Captação: nesta fase, os gerentes mantêm contato direto com o cliente a fim de obter todo o conhecimento necessário sobre as particularidades do segmento de atuação da empresa que solicita o crédito. Isso garante que a próxima etapa aconteça da forma mais assertiva possível.

Avaliação de crédito (risco): pode ser considerada a mais importante das etapas pois, aqui, o principal objetivo é prevenir erros que poderão causar prejuízos à instituição. É nesta etapa em que as diversas ferramentas para mapear a situação dos clientes são colocadas em prática, como as variáveis macroeconômicas a fim de atenuar o risco de inadimplência ou fraude.

Aprovação de comitê interno: nos bancos, os comitês executivos avaliam caso a caso e decidem pela concessão ou não do crédito, principalmente quando se trata de valores muito altos ou de instituições com alto grau de risco de inadimplência. Importante ressaltar também que a tendência que corroborou com essas mudanças foi a alta da inadimplência.
Um fator essencial é a escolha do sistema de análise, que deve organizar e otimizar todo o processo, de forma confiável e rápida. Conheça a ferramenta imprescindível para fazer com que todo o processo descrito acima torne-se real e com qualidade e segurança na operação, clique aqui.

Sucesso!