A crise econômica e o cenário atual do crédito: 4 dicas para reduzir o risco na concessão de crédito

A crise econômica e o cenário atual do crédito: 4 dicas para reduzir o risco na concessão de crédito

Estamos em ano de crise econômica. Com esta crise, aparecem novas barreiras para todos. Temos visto forte restrição dos bancos à concessão de crédito e isto tem travado os negócios das empresas e das pessoas em vários setores da economia, além do aumento das taxas de juros.

Este cenário de corte aos acessos de linha de crédito diminui o capital de giro e investimentos das empresas, além de causar uma restrição maior de compra por parte do consumidor. Isso ocorre pela falta de confiança na economia brasileira e pelo aumento da inflação, tendo como consequência o aumento do desemprego.

A partir do desemprego e da alta dos preços, temos um crescimento no número de inadimplentes. Para segurar este aumento em razão da crise econômica vamos dar 4 dicas para sua empresa não perder com a inadimplência e se precaver nesta crise:

1. Faça uma análise de crédito criteriosa do seu cliente.

Pensar pró-ativamente e ver com antecedência, de forma precisa, o que o seu cliente tem de histórico financeiro é crucial para a assertividade em relação as possíveis pendências de pagamentos que você possa ter futuramente.

Caso você queira saber mais sobre este assunto especificamente, o Ibracred pode te ajudar aqui.

2. Defina uma política de pagamentos.

  • Premie os bons pagadores com descontos e parcelamentos mais flexíveis.
  • Aplique juros e multas por atrasos nos pagamentos.
  • Direcione seus clientes a trabalharem de acordo com sua política de pagamentos.

3. Trate cada caso em particular.

Existem vários tipos de devedores. Procure saber o motivo do atraso nos pagamentos de seu cliente, e, se for o caso, troque o vencimento da fatura ou negocie o valor a uma forma que seu cliente possa pagar. Muitas vezes perde-se o valor e o cliente por detalhes que a empresa pode ajudar.

4. Faça suas cobranças regularmente.

Quanto maior o atraso, maior a dificuldade para a recuperação da dívida. Faça suas devidas cobranças, dentro das leis vigentes, desde o primeiro dia de atraso, lembrando o seu cliente sobre o valor que deve ser pago.

Caso você queira saber mais dicas sobre este assunto, temos um artigo que trazem 6 formas de fugir da inadimplência em 2015, confira aqui.

O crédito que você concede hoje trará lucro amanhã?

A qualidade de suas análises é o que garante a liquidez do seu negócio. Mais crédito, menos riscos.